Verão Maior - Segurança

 

Bombeiros

Corpo de Bombeiros

No Litoral, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná contará com 95 postos de guarda-vidas, distribuídos nos municípios de Paranaguá – inclusive na Ilha do Mel –, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Ao todo, 34 desses espaços serão montados em contêineres. O efetivo na região, para atuar na prevenção de acidentes e atendimentos emergenciais, será de 677 bombeiros militares e 100 guarda-vidas civil.

Do outro lado do estado, na Costa Noroeste, a mobilização no 2º CRBM envolve 59 pessoas. São 19 militares, sendo 17 praças e 2 oficiais, além de 27 guarda-vidas civis e 13 alunos guarda-vidas civis. Esse grupo atuará em nove postos de guarda-vidas, distribuídos da seguinte forma: três em Porto Rico; três em Porto São José (São Pedro do Paraná); dois em Porto Maringá (Marilena); e um posto adicional em Terra Rica. Já na região do 3º CRBM, que abrange localidades como Cascavel, Umuarama, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Medianeira, estarão lotados 40 militares e 13 guarda-vidas civil.

Nas praias, equipes dos bombeiros estarão distribuindo pulseirinhas de identificação para que pais e responsáveis possam colocar nas crianças e, dessa forma, todos curtam as férias com tranquilidade. É sempre bom lembrar de visualizar as bandeiras de identificação colocadas pelos guarda-vidas ao longo da orla e entrar no mar naquelas áreas em que haja um profissional dos bombeiros por perto.

Em caso de desaparecimento, deve-se procurar imediatamente um guarda-vidas, ligar para o telefone de emergência 190.

 

 

Polícia Científica

Polícia Científica

A Polícia Científica do Paraná reforçará o litoral com mais duas bases durante o Verão Maior Paraná. Serão profissionais das mais diversas áreas de atuação que realizarão atividades periciais em toda a região.

Além do trabalho de perícia, o órgão oferecerá atividades de demonstração das ciências forenses à comunidade.

 

 

Polícia Civil

Polícia Civil

A Polícia Civil vai reforçar a segurança através da atuação de 230 servidores em cada uma das duas fases da Operação Verão, além do efetivo de grupos especiais que atuarão em finais de semanas e feriados.

Também contará com a atuação de um dos helicópteros do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e do ônibus da Delegacia Móvel (Demafe) para orientações sobre como denunciar crimes e para confecção de RG, atestados de antecedentes criminais e boletim de ocorrências.

 

 

Polícia Militar

Polícia Militar

Durante a Operação Verão, o efetivo da PMPR no litoral paranaense receberá um reforço de mais de 250 militares estaduais, além de contar o policiamento de equipes do BPMOA, BPCHOQUE, BPRONE e Batalhão de Polícia Rodoviária.

Serão montadas estações ponto-base em regiões específicas do litoral para o monitoramento do trânsito e fluxo de pessoas, além de ações preventivas para manter a segurança dos moradores do litoral e dos veranistas.

 

 

Polícia Penal

Polícia Penal

A Polícia Penal terá reforço significativo de policiais no litoral durante todo verão, a fim de realizar toda e qualquer escolta e custódia de presos que se fizer necessária. Além disso, terá reforço de efetivo em suas unidades.

 

 


Dicas de segurança para o Verão

 
 O que devo fazer quando estiver na faixa de areia?
  • Leve bolsa apenas com itens essenciais como: documento de identidade, dinheiro trocado, protetor solar, óculos de sol, chinelo, toalha e demais materiais de banho e praia;
  • Evite levar grandes quantias de dinheiro, prefira cartão de débito ou de crédito;
  • Evite levar objetos de valor que podem chamar a atenção dos oportunistas como: joias, relógios, pulseiras, etc;
  • Durante o banho de mar da família, guarde objetos de valor como carteira, celular e dinheiro em uma bolsa bem fechada que fique sob supervisão de alguém de confiança;
  • Cuide das crianças; neste caso os adultos podem ajudar.
 
 E se eu avistar uma aeronave pousando na praia?
  • Feche seu guarda-sol;
  • Recolha todos os objetos soltos;
  • Segure as crianças e os animais de estimação;
  • Afaste-se, no mínimo 50 metros;
  • Proteja seus olhos e os das crianças;
  • Aguarde orientações dos policiais e bombeiros e não se aproxime da aeronave.
 
 Como cuidar das crianças?
  • Muita atenção! Nessa época do ano o movimento de pessoas aumenta bastante na praia e as crianças podem perder-se dos seus pais se não estiverem sendo vigiadas todo o tempo;
  • Quando você e sua família forem para a areia, não esqueça de passar em um ponto com policial militar ou posto do Corpo de Bombeiros para pegar pulseirinha para seu filho. O policial vai preencher a pulseira com o nome do responsável e um telefone para contato e, dessa forma, caso a criança se perca, um policial ou alguém a encontrar poderá fazer contato com o pai, mãe ou responsável;
  • Fale sempre para seu filho que o policial está ali para protegê-lo e garantir a segurança de todos, dessa forma sempre que ele precisar, terá no policial militar uma referência, um socorro. Nunca diga que o policial irá prendê-lo se ele fizer algo errado ou tirar notas baixas na escola, isso afasta-o do policial e da segurança.
 
 E minha casa de praia?
  • Verifique se todas as portas e janelas estão fechadas antes de sair para a orla ou se divertir;
  • Não deixe fora da casa objetos que podem ser facilmente levados;
  • Ao sair e antes de entrar em casa, verifique se não há nenhuma pessoa suspeita rondando ou observando a rotina de sua família. Caso você perceba isso, acione a Polícia Militar por meio do 190.
 
 Como utilizar o celular com segurança?
  • Guarde o celular em bolsos fundos ou em bolsas fechadas que fiquem sempre sob seus cuidados;
  • Não deixe seu celular em local de fácil acesso, pois os oportunistas podem aproveitar um momento de distração para furta-lo;
  • No estabelecimento comercial, não deixe o celular em cima da mesa ou de balcões, ainda que por pouco tempo, pois um momento de distração pode ser o que o oportunista precisa para cometer o delito;
  • Falar ao celular ou usar os aplicativos de mensagem instantânea naturalmente distraem, por isso procure um local menos movimentado para fazer isso. Fique atento!
 
 Quais os cuidados ao ingerir bebida alcoólica?
  • Consuma consciente e com moderação!
  • Se beber não dirija!
  • Banho de mar não combina com bebida alcoólica, se beber não entre na água.