Ilha do Mel

Cerca de 95% da superfície da ilha constituem uma estação ecológica, englobando manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. As áreas de preservação têm como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas.

Antes de ir, confira se há lugar
A Ilha do Mel tem número limitado de visitantes (cinco mil pessoas).
Os terminais de embarque, em Pontal do Sul e Paranaguá, controlam o fluxo de turistas diariamente.
Informações: 41 3455-1144 ou 41 3455-1690

Passagem
Ida e volta - trajeto feito pela Associação de barqueiros do litoral norte do Paraná (Abaline)
  • R$ 35,00 (partindo de Pontal do Sul)
  • R$ 55,00 (partindo de Paranaguá)
Não é cobrada nenhuma taxa de visitantes na Ilha por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


Distância e Tempo Aproximado de Caminhada
Brasília - Encantadas: 4,8 km / 2h30
Brasília - Farol: 1,6 km / 30min
Brasília - Fortaleza: 4km / 1h
Encantadas - Farol: 5,7 km / 2h40 (via Praia)
Encantadas - Fortaleza: 8,8km / 3h30
Encantadas - Gruta: 0,6 km / 15 mim

Dicas

1 - Planejamento
: Antes dia viajar informe-se sobre as condições climáticas do local e destino (www.simepar.br).Evite transtornos. Certifique-se dos horários de ônibus e barcos e desloque-se com antecedência.Escolha as atividades a serem realizadas conforme o seu condicionamento físico e nível de experiência.
2 - Trilhas: Caminhe em grupos pequenos de até 10 pessoas. Ande nas trilhas sinalizadas, não use atalhos, Preste atenção onde pisa, pois há risco de animais peçonhetos.
3 - Não há lixo sem dono: Lixo, mesmo que pequeno, causa impacto ambiental. Separe e deposite-o corretamente, leve-o de volta com você. Nunca queime nem enterre o lixo reciclável.
4 - Cada coisa em seu lugar: Nada se leva de uma Unidade de Conservação.Resista à tentação de levar para casa "lembranças" do passeio ou deixar marcas em árvores e rochas.
5 - Não faça fogueiras: As fogueiras matam o solo, alteram os locais de acampamento e provocamincêndios.A fumaça das fogueiras causam poluição do ar e incomodam muita gente.
6 - Respeite os animais: Observe os animais à distância.A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves.A caça e o tráfico são crimes graves inafiançáveis.
7 - Poluição sonora: Os limites para emissão de sons são de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis à noite. Não ultrapasse esses limites. Consulte o IAP antes de realizar qualquer evento.
8 - Não leve animais: Praia não é lugar de animais domésticos. Deixe-os em casa, pois eles podem transmitir doenças de pele e verminoses.
9 - Economize, Água é vida. Valorize-a. O abastecimento, na Ilha, é limitado, portanto economize. Não tome banho demorado e não deixe torneiras abertas.
10 - Acampamento: Acampe somente em locais autorizados.Quando acampado evite incomodar o próximo, respeitando os horários recomendados e limite sua alegria.

Telefones Úteis
- Terminal de embarque (Pontal do Sul): 41 3455-1144
- Batalhão Polícia Florestal - Força Verde: 41 3426-8004 (Brasília) - 3426-9085 (Encantadas)
- IAP (Ilha do Mel): 41 3426-8005 · Copel: 0800-51-0116
- Defesa Civil: 199


PARQUE ESTADUAL ILHA DO MEL

Localização: Paranaguá

O pequeno, mas belo paraíso do Litoral paranaense, a Ilha do Mel é coberta pela Mata Atlântica protegida por duas categorias de Unidades de Conservação: Estação Ecológica e um Parque Estadual.

Em 1982, com a transferência da administração para o Estado,  95% da superfície da ilha foi decretada Estação Ecológica parapreservar manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% virou um parque estadual, que preserva ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes de floresta atlântica.
O parque, além da preservação, permite a visitação pública, educação ambiental, lazer de forma ordenada e a pesquisa científica.

A Estação Ecológica, mais restritiva, prioriza a preservação e a pesquisa científica, sendo que a visitação pública só será permitida mediante a autorização do IAP e para fins educativos.

A ilha tem limite de cinco mil visitantes por dia. A limitação ajuda a preservar a qualidade ambiental e evitar a degradação do pequeno pedaço de paraíso.

Atrativos: As áreas de preservação da ilha são emoldurada por 27,5 quilômetros de belíssimas praias e de atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas no Paraná. Fortaleza é a parte mais sossegada da ilha. Já Encantadas têm praias mais propícias para surf.

Trilhas: do vilarejo de Nova Brasília a trilha leva ao Forte Nossa Senhora dos Prazeres, construído no século 18 pelos portugueses para proteger a costa paranaense. A caminhada à beira-mar leva aproximadamente uma hora. No farol é possível subir ao topo e observar a beleza cênica proporcionada pela natureza ao redor.

Do outro lado da ilha, o visitante pode subir 150 degraus e chegar ao Farol das Conchas, construção de 1872. O farol não é aberto à visitação, mas lá do alto a vista é um espetáculo.

Seguindo para a Praia de Fora das Encantadas, uma gruta recheada de lendas de sereias promete despertar a imaginação.

A circulação de carros é proibida na Ilha do Mel. Para chegar às praias e atrativos do local, somente caminhando ou pedalando.
 
Como chegar: O acesso à Ilha do Mel é por barco, a partir de Paranaguá ou de Pontal do Paraná, distantes cerca de cem quilômetros de Curitiba, pela BR 277.  A travessia por Paranaguá levar cerca de 1 hora. Por Pontal do Paraná, cerca de 40 minutos.



Paraná Turismo  
 Guia Turístico da Ilha do Mel

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem