Verão Paraná

Atendimentos na areia, saneabilidade e educação ambiental nas escolas marcam atuação da Sanepar no Verão Maior

Atendimentos na areia, saneabilidade e educação ambiental nas escolas marcam atuação da Sanepar no Verão... http://www.verao.pr.gov.br

Cada vez mais voltada à preservação ambiental e sustentabilidade, a Sanepar desenvolveu projetos ligados à educação, limpeza da areia e proteção dos recursos naturais no Litoral. Ao longo desta temporada de verão, 98.657 pessoas utilizaram as ecoduchas e as cadeiras anfíbias. A saneabilidade das areias foi outro foco da empresa, que recolheu 648 toneladas de lixo durante toda a temporada. Na área de educação ambiental, 5.243 mil pessoas visitaram o ônibus Ecoexpresso nos balneários de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

A produção de água tratada para atender a região litorânea teve um leve aumento: de 4.188.701 litros na temporada de verão de 2019 foi para 4.304.435 litros nesta temporada, ou seja, um acréscimo de 2,7%. Somente entre os dias 30 e 31 de dezembro de 2019, o pico de produção foi de 91.000.000 litros de água, um pouco menos que no mesmo período do ano anterior, quando foram produzidos 95.000.000 litros de água.

Nas areias, a Sanepar colocou colaboradores para fazer a limpeza das praias diariamente. O trabalho, manual e intenso, resultou na retirada das 648 toneladas de lixo das areias (31 toneladas somente no Réveillon), uma diferença de 39 toneladas a mais em comparação com o mesmo período da temporada anterior, quando foram 609.

As ecoduchas do projeto Chuá mais uma vez estiverem presentes nas praias do Paraná, mantendo o serviço que já ocorre há alguns anos. As duchas foram distribuídas nos três municípios com praia, nos pontos com maior concentração de banhistas. Para o gerente da Sanepar, Antonio Carlos Girardi, a integração entre instituições que  participarão do Verão Maior é a responsável pelo sucesso da temporada no litoral. ” Entendemos que a aproximação dos órgão do Governo, e os trabalhos que fizeram em conjunto, fez com que o os veranistas ficassem por mais tempo no litoral e deixou a população feliz com os serviços oferecidos pelo Estado”, declarou.

Em conjunto com a Secretaria da Família, Trabalho e Justiça (Sejuf), a Sanepar trouxe nesta temporada as cadeiras anfíbias, recurso que permite que pessoas com dificuldade de locomoção possam ter acesso ao banho de mar de maneira segura, acompanhada por um colaborador da Sanepar. Ao todo, 298 pessoas puderam contar com o serviço e tiveram uma experiência única.

ECOEXPRESSO – A educação ambiental foi outro ponto forte da atuação da empresa durante o Verão Maior. Por meio do ônibus Ecoexpresso, crianças, jovens e adultos puderam conhecer mais sobre o tratamento da água por meio de uma maquete instalada dentro do veículo, que mostra cada etapa da produção de água, desde a captação até o descarte dos resíduos já tratados. Cerca de 5.243 pessoas visitaram o ônibus e aprenderam mais sobre a importância de preservar as fontes naturais de água.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem