Espaço Cidadão - Telecentros

O Programa Espaço Cidadão – Telecentros oferece inclusão digital a diversas comunidades do Estado por meio da disseminação do acesso público à internet e uso de correios eletrônicos. Para isso, são disponibilizados computadores com sistemas não proprietários, mais conhecidos como "softwares livres" e, também, Agentes Locais de Inclusão Digital que trabalham na capacitação da comunidade para o correto uso da tecnologia da informação.

A capacitação destes agentes e da comunidade é voltada, principalmente, para a inclusão social, proporcionando maior conhecimento da sua própria realidade e identificação de novos caminhos.

O Programa é administrado pela Secretaria para Assuntos Estratégicos - SEAE, na qualidade de responsável pela formulação de políticas públicas e construção de marcos referenciais para ações de cunho estratégico, em alinhamento com a realidade econômica, social e ambiental do Estado do Paraná, em conjunto com a CELEPAR, a qual executa os serviços de instalação, configuração e manutenção dos computadores.

As parcerias, com os municípios, inicialmente eram realizadas por meio das Bibliotecas Cidadãs, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente o Programa conta com várias parcerias onde o município, associações ou comunidades disponham de um local disponível para atendimento ao público. 

Antonina

Biblioteca Cidadã
Av. Conde Matarazo, Centro
Fone: (41) 3978-1000

Siri do Portinho
Rua Escoteiro Milton Oribe, 395 Centro
Fone: (41) 3978-1093
 

Morretes

Espaço Cidadão - Associação Amantanal
Estrada América de Cima/Marumbi, 1 - Centro
 

Paranaguá

Biblioteca Mario Lobo
Rua do Expedicionário, 269 - Centro
Fone: (41) 3422-2008
 

Pontal do Paraná

Escola Paulo Freire
Av. Padre Joaquim, 59 - Praia de Leste
Fone:(41) 3458-4337

Biblioteca Cidadã
Rua Alba de Souza e Silva, 1136 - Ipanema
Fone: (41) 3975-3102